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Adolescência: um mergulho no desenvolvimento humano

  • Foto do escritor: Tatiana Moita
    Tatiana Moita
  • 16 de jan.
  • 3 min de leitura
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A adolescência é uma fase singular e desafiadora da vida, marcada por intensas transformações físicas, emocionais e sociais. Inicia-se, geralmente, com a puberdade, por volta dos 10 a 12 anos, e pode se estender até os 18 ou 21 anos, conforme diferentes critérios biológicos, psicológicos e socioculturais. Contudo, nos últimos anos, tem-se observado o fenômeno da adolescência tardia, em que características típicas dessa etapa são prolongadas para além dos 20 anos, refletindo uma transição cada vez mais lenta para a vida adulta.

 

Quando começa e termina a adolescência?

 

Do ponto de vista biológico, a adolescência inicia-se com a puberdade, quando o corpo passa por mudanças hormonais significativas que culminam no desenvolvimento das características sexuais secundárias. Psicologicamente, marca o começo de uma busca mais intensa por identidade e autonomia. O fim da adolescência, no entanto, é mais nebuloso. Embora, legalmente, a maioridade se dê aos 18 anos, muitos jovens continuam a apresentar comportamentos e dilemas adolescentes até os 25 anos, momento em que o cérebro atinge a maturidade plena, especialmente no córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e pelo controle de impulsos.

 

A adolescência tardia

 

A adolescência tardia é um fenômeno que tem sido amplamente estudado. Fatores como a maior expectativa de vida, a dependência financeira prolongada dos pais e mudanças nas dinâmicas sociais e econômicas contribuem para que a entrada na vida adulta seja adiada. Muitos jovens permanecem emocionalmente imaturos, mesmo após alcançarem a idade adulta, enfrentando dificuldades em lidar com responsabilidades, relacionamentos e escolhas profissionais.

 

Características psicológicas do adolescente

 

O adolescente é frequentemente descrito como instável e impulsivo, e isso tem explicações científicas. Durante essa fase, há um descompasso entre o desenvolvimento do sistema límbico (responsável pelas emoções) e do córtex pré-frontal. Enquanto o primeiro amadurece rapidamente, o segundo, essencial para o raciocínio lógico e o autocontrole, demora mais. Essa assimetria contribui para comportamentos de risco, mudanças abruptas de humor e conflitos interpessoais.

 

Além disso, a adolescência é marcada por uma intensa busca de identidade. Erik Erikson, renomado psicólogo do desenvolvimento, descreve essa fase como um momento de crise entre identidade e confusão de papéis. O jovem experimenta diferentes formas de ser, moldando-se a partir de influências familiares, culturais e sociais.

 

Relação entre infância e adolescência

 

A adolescência não surge isoladamente; ela é profundamente influenciada pelas experiências vividas na infância. Um ambiente familiar seguro, com vínculos afetivos saudáveis, favorece o desenvolvimento de uma autoestima sólida e uma maior resiliência emocional. Por outro lado, traumas, negligência ou relações conflituosas podem predispor o adolescente a dificuldades emocionais, como ansiedade e depressão, que podem se estender à vida adulta.

 

O que o adolescente leva para a vida adulta?

 

Os aprendizados e experiências da adolescência têm impacto direto na vida adulta. Essa fase funciona como um laboratório de experimentação, onde valores, habilidades sociais e resiliência são desenvolvidos. Um adolescente que aprende a lidar com frustrações, estabelecer limites e se comunicar de forma assertiva tende a se tornar um adulto mais equilibrado.

 

Contudo, questões não resolvidas na adolescência podem ressurgir mais tarde. Por exemplo, dificuldades em estabelecer a própria identidade podem se refletir em escolhas profissionais insatisfatórias ou relacionamentos disfuncionais na vida adulta.

 

Considerações finais

 

A adolescência é uma fase de transição cheia de desafios, mas também repleta de oportunidades para crescimento pessoal. Entender os aspectos psicológicos, biológicos e sociais dessa etapa é essencial para oferecer o suporte necessário, seja como pais, educadores ou profissionais da saúde mental. Afinal, a forma como atravessamos a adolescência molda, em grande parte, a qualidade da vida adulta.



 

Referências bibliográficas

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Adolescente: competências e habilidades – cadernos de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

 

ERIKSON, Erik H. Identidade, juventude e crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

 

FONSECA, Ana C. Adolescência: uma fase em transformação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

 

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

 

SIEGEL, Daniel J. Cérebro adolescente: o poder e o propósito da mente entre 12 e 24 anos. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

 
 
 

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